Salesforce destaca a IA Generativa entre os principais pilares de transformação das empresas

4 Visualizações
0

A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), acaba de apresentar os quatros pilares em torno dos quais as empresas poderão crescer num ambiente económico adverso. A IA generativa tem um lugar de destaque, a par da análise de dados e automação. A empresa irá desenvolver o impacto desta tecnologia no ambiente empresarial durante o evento World Tour Essentials Lisboa, que decorrerá amanhã, 30 de Maio, no Centro de Congressos de Lisboa.

Após um ano muito ativo para a empresa, o balanço do ano fiscal de 2023 é muito positivo onde o mercado português se manteve como um dos mais dinâmicos no universo da empresa, em linha com os países do sul da Europa. As receitas globais no ano fiscal de 2023, encerradas a 31 de janeiro, foram de 31,4 mil milhões, um aumento de 18% em relação ao ano anterior e de 22% em moeda constante.

Agora, o objetivo passa por consolidar o seu crescimento acima da média do setor das TIC, a Salesforce manterá uma estratégia que aprofunda os objetivos dos anos anteriores, em Portugal e ao longo do novo ano fiscal de 2024. Neste sentido, a empresa, ao mesmo tempo que consolida a sua atividade com grandes empresas nacionais, continuará a expandir a sua presença nas empresas de média dimensão (Midmarket), onde conseguiu alargar significativamente a sua carteira de clientes, com amplo espaço de crescimento tanto a nível nacional como ibérico.

Adicionalmente, a Salesforce aumentou o seu espaço de escritório em Lisboa, numa estratégia ibérica que passa por alargar a sua cobertura além dos escritórios de Madrid, Barcelona e da capital portuguesa, contando com a sua rede de parceiros. Destaca-se assim que muitos dos parceiros da empresa têm vindo a passar a fazer parte da estratégia de revenda, ampliando a atuação tradicional como implementadores de soluções e possibilitando maior penetração de Salesforce no mercado.

“O ambiente económico de hoje está muito diferente e, após termos saído de uma pandemia para entrarmos num panorama pautado pela incerteza, as empresas estão cada vez mais cautelosas com os seus investimentos”, afirma Fernando Braz, Country Leader da Salesforce Portugal. “Ainda assim, temos tido excelentes resultados tanto a nível global como em Portugal e continuamos a ser o parceiro preferencial das empresas nacionais para os seus projetos de transformação digital”.

No que diz respeito à tecnologia, a empresa definiu uma estratégia em torno de quatro pilares fundamentais para a transformação digital, e para ajudar as empresas a tornarem-se cada vez mais centradas no cliente final: plataforma Customer 360, Inteligência Artificial, desenvolvimento de soluções verticais por indústria e colaboração no ecossistema de parceiros.

  1. Customer 360

O Customer 360 é o portfólio de produtos e serviços da Salesforce, que ajuda na produtividade das empresas e funciona como motor que alimenta o crescimento dos negócios através da centralização da atividade no cliente. As aplicações Cloud da Salesforce — Sales Cloud, Marketing Cloud, Commerce Cloud e Service Cloud — são executadas numa plataforma única low-code, que permite que as empresas consigam inovar à velocidade exigida pelo cliente, e através de recursos como IA e a automação, que estão integrados. Outras soluções específicas também estão incluídas no Customer 360, como o Tableau, para análise e visualização de dados, o Mulesoft, para simplificar a integração de sistemas e aplicações, e o Slack, para trabalho colaborativo.

No ano passado, a Salesforce desenvolveu inovações específicas ao adicionar novas funcionalidades à plataforma. O anúncio mais recente foi o lançamento, no mês passado, do Salesforce Web3, cujo objetivo é o de ajudar as empresas a criarem, gerirem e implantarem NFTs (tokens não fungíveis) de forma sustentável e com confiança. Com esta tecnologia, as empresas podem conectar o Customer 360 com dados Web3, para obterem uma visão holística de como os clientes interagem com a sua marca em ambientes físicos e digitais.

  1. Inteligência Artificial, Dados e Automação

Ao longo do último ano, a Salesforce foi particularmente inovadora na área de dados e Inteligência Artificial. No centro da estratégia de dados está o Salesforce Data Cloud, o centro inteligente do envolvimento do cliente, porque as grandes experiências, como IA, devem começar com big data. O Salesforce Data Cloud fornece um data warehouse em hiperescala para que seja possível conectar, harmonizar e agir em todos os dados em tempo real.

O Salesforce Data Cloud evita assim a fragmentação da informação, e melhora a experiência digital. Ao conectar todos os dados com funcionalidades que extraem informações de qualquer fonte de informação, a solução harmoniza todos os fluxos de dados, para criar um gráfico de clientes em tempo real, para cada indivíduo, e em escala. O Salesforce Data Cloud usa tecnologias como processamento de linguagem natural e machine learning para compreender as intenções dos utilizadores e fornecer recomendações personalizadas. É assim que cada parte do Customer 360 fica mais automatizada, inteligente e operacional, em tempo real.

Na área de Inteligência Artificial, o lançamento mais recente da Salesforce foi o Einstein GPT, a primeira IA generativa para CRM. Esta inovação funciona com todo o poder da plataforma Salesforce, com base em dados confiáveis ​​de clientes. O Einstein GPT ajuda as empresas a criarem conteúdos confiáveis e a melhorar cada experiência do Customer 360, tanto para os seus clientes, como para funcionários.

  1. Soluções por indústria

Porque cada setor e indústria tem as suas especificidades e necessidades concretas, a Salesforce está a ampliar a sua oferta por setor, reforçando uma especialização vertical. São 13 setores, entre os quais se incluem serviços financeiros, telecomunicações, media, saúde, seguros, energia e manufatura. A mais recente adição a este catálogo foi o Salesforce Automotive Cloud, com desenvolvimentos específicos para a indústria automóvel, marketing e distribuição. Com soluções verticais, as empresas podem aproveitar todo o poder da Salesforce, independentemente de seu setor, permitindo que obtenham valor rapidamente sem ter que adaptá-lo e personalizá-lo por conta própria. Estas soluções são criadas com especialistas do setor, para ajudar os clientes a modernizarem os seus negócios, a economizarem tempo e a reduzirem custos.

  1. Ecossistema de sucesso

Tal como já anunciado, um conjunto de parceiros Salesforce uniu-se ao grupo de revendedores de licenças, aumentando as oportunidades de negócios com Salesforce. Este passo permite impulsionar a geração de riqueza no ecossistema, assim como a penetração de Salesforce no mercado, principalmente na área de Midmarket. O ecossistema tem 46 parceiros especializados e certificados que fornecem apoio aos clientes da Salesforce. O número de parceiros cresceu 15% no último ano fiscal.

Em Espanha e Portugal existem cerca de 6.000 profissionais no ecossistema que possuem pelo menos uma certificação e, entre todas, existem mais de 16.000 certificações. Só em Portugal o número de profissionais certificados cresceu 59%, chegando aos 1.340, e o número total de certificações  no último ano fiscal cresceu 62%, atingindo as 3.154.

Salesforce World Tour Essentials chega a Lisboa

A Salesforce terá o seu grande evento nacional a 30 de maio: World Tour Essentials Lisboa. O evento decorre no Centro de Congressos de Lisboa e pretende reunir mais de 700 pessoas, principalmente profissionais (clientes e parceiros), para ficarem a conhecer, em primeira-mão, as novidades da empresa.

O World Tour Essentials Lisboa contará com apresentações de diferentes gestores da Salesforce e mais de 15 clientes em Portugal. Durante a keynote principal, clientes como NOS, Luz Saúde, BPI, Gato Preto e Raize vão explicar como estão a enfrentar os desafios da transformação digital, onde as tecnologias Salesforce desempenham um papel importante. Outros clientes vão participar nas diferentes sessões temáticas por setor e nas sessões especializadas e demonstrações por tipo de solução tecnológica (Marketing, Serviço, eCommerce, Plataforma, Tableau, MuleSoft e Slack).

Nesta edição, o Salesforce World Tour Essentials Lisboa tem como objetivo ajudar as empresas a fazerem da digitalização um fator essencial para aumentarem a eficiência e o lucro. No ambiente socioeconómico de hoje, o sucesso significa conectar-se com os clientes de novas formas, mais simples, económicas e rentáveis. Significa consolidar e reduzir a complexidade e automatizar os fluxos de trabalho no departamento de TI.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.